Bebês reborn: como são feitos os bonecos hiper-realistas

O que são?

Você sabê como fazer bebe reborn ? Bebês reborn são bonecos cuja aparência se assemelha muito com os traços de bebês humanos reais. O nome reborn vem do Inglês e significa "renascido". Esse nome tem sua explicação nas origens do boneco: durante a segunda guerra mundial, era quase impossível encontrar brinquedos na Inglaterra, de modo que, para aliviar as tensões do momento, as mães procuravam "repaginar" as bonecas antigas que as crianças possuíam em casa. Hoje em dia, no entanto, as técnicas para a confecção dos brinquedos são bem mais sofisticadas.

Como são feitos?

Para dar as características ao boneco, os artesãos que sabem importam as partes do corpinho, como cabeça, mãos e pernas. O material utilizado costuma ser vinil, silicone, ou uma liga que une ambos e vem em uma única cor. O enchimento é feito com fibras de plumante (manta sintética) e saquinhos de areia. Depois que essa estrutura é montada, são aplicadas camadas de tintas especiais (não tóxicas) desenvolvidas especialmente para essa técnica, podendo chegar a diferentes tonalidades da pele humana, conforme a quantidade de tinta aplicada. Além disso, são aplicados efeitos especiais para veias, bochechas, manchinhas e dobrinhas dos bebês, afinal de contas, a ideia é torna-lo o mais parecido com a realidade possível. Depois da aplicação da tinta, o material é levado ao forno para fixação da tonalidade. Os bebês podem pesar entre 2,1kg e 3,2kg, bem próximos dos valores reais. O cliente seleciona o gênero que deseja.

Após esse passo, é necessário que os olhos sejam implantados, podendo ser feitos com acrílico, vidro ou silicone. A cor e o formato são variados. Também são aplicados cílios, sobrancelhas, unhas e cabelo, que é implantado fio a fio. Esses fios podem ser humanos, ou feitos a partir da lã de ovelhas e também podem receber camadas de tinta de acordo com a coloração desejada, para tornar a aparência mais natural.

Por fim, são aplicadas roupinhas variadas e diversos acessórios, como chupetas, mamadeiras, brincos e fraldas. Em alguns casos, até mesmo certidões de nascimento são produzidas, como o nome da "mãe" do bebê e informações como peso e data de nascimento. Os artesãos que produzem esse tipo de bonecos já foram inclusive apelidados de "cegonhas".

Quem compra?

Quando se fala em bonecas, é óbvio que o público que mais se identifica com o produto é o infantil. Esse fato até pode se aplicar às bonecas comuns de produção em larga escala, vendidas em qualquer loja de brinquedos. Os bebês reborn, entretanto, possuem características próprias que acabam por atrair adultos também, como é o caso de colecionadores, por exemplo. Há mães que desejam ter "cópias" dos filhos pequenos, ou que desejam presentear a filha com um bebê personalizado. Os artesãos também são procurados por mães que perderam seus filhos recentemente, ou mesmo por aquelas que não podem ter filhos.

Quanto custa?

Os bebês reborn não são encontrados em qualquer lugar, uma vez que são produzidos por artesãos em escala menor do que bonecas comuns, sendo que muitos deles anunciam seus negócios na internet, onde podem ser encomendados. Devido a esses fatores, somados aos materiais importados de alta qualidade e à delicada técnica de produção, o valor do produto costuma ser sempre superior a R$1000,00. As exigências, acessórios e o grau de personalização do produto (caso de bonecos que imitam bebês reais ou fotos) encarecem o boneco, podendo ultrapassar a faixa dos R$3000,00. Nesses casos muito específicos, o trabalho do artesão pode demorar de semanas a meses, levando clientes a optarem por adaptações mais simples de modelos já catalogados.

Fonte: https://www.terra.com.br/